Facilitar o ingresso em Universidades, públicas ou privadas, para mim não é solução. Pelo contrário: é mascarar um problema e gerar outro. Se o objetivo é deixar os "menos favorecidos" em igualdade de condições o ideal seria investir na base da educação. Tenho dois filhos em idade escolar e vejo claramente as dificuldades.
Espero que não me interpretem mal pelo comparativo, mas eu gostaria que o vestibular para Pedagogia fosse tão concorrido quanto Direito, Engenharia, Psicologia, ou até Medicina. E isto somente é possível, hoje, se toda e qualquer esfera de governo valorizar FINANCEIRAMENTE a estrutura educacional e o corpo docente em todos os níveis - mas principalmente os mais básicos. Teremos Especialistas dando aula para nossos filhos. Teremos profissionais devidamente estimulados para uma melhor qualidade de ensino. E se tivermos, por exemplo, Bibliotecas e Laboratórios de Informática adequados em todas as escolas (e profissionais também adequados a eles), o rendimento de nossos filhos será, certamente, muito superior.
Entretanto, o Governo Federal alega (baseado na LDB) que o ensino fundamental não é de sua responsabilidade direta. Os Governos Estaduais também acabam "empurrando" esta responsabilidade aos municípios. E os Governos Municipais alegam que não possuem recursos para melhorar a qualidade do ensino pois os repasses dos Governos Estaduais e Federais não é suficiente. E a vontade política? Existe só no discurso, nas campanhas eleitorais e nas obras superfaturadas.
Vejam bem: uma Educação de qualidade não dá votos. Pelo contrário! Uma população com alto nível intelectual é mais difícil de ser manipulada. E um projeto de real valorização da educação e de seus profissionais não vai dar resultados visíveis em 2 ou 3 anos, que é o tempo necessário para aparecer na próxima campanha eleitoral.
E um projeto destes não precisa reformular a estrutura do ensino. Não adianta mudar o nome de "Série" para "Ano". Não adianta criar campanhas e mais campanhas. ONGs e Pactos. Não adianta simplesmente anunciar recursos que NUNCA são aplicados.
Um projeto SIMPLES poderia tomar por base a mesma premissa da LDB: equiparação salarial do Corpo Docente com o legislativo municipal, quando Ensino Fundamental, com o legislativo estadual, quando Ensino Médio e com o legislativo federal, quando Ensino Superior. Assim poderemos ter mais candidatos nos vestibulares de Educação do que nas próximas eleições municipais.
E, no final das contas, podemos até ver o fim da rede privada de ensino. E faremos, de nossos filhos e netos, melhores seres humanos.
Leiam mais e, por favor, não se contentem somente com os links indicados abaixo. Façam suas próprias pesquisas e tirem suas próprias conclusões:
http://www.infoescola.com/educacao/ensino-fundamental/
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12624%3Aensino-fundamental&Itemid=859
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensino_fundamental
http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_b%C3%A1sica
http://www.todospelaeducacao.org.br/
http://www.correiodeuberlandia.com.br/brasil-e-mundo/no-ensino-fundamental-675-dos-docentes-nao-tem-habilitacao-para-lecionar/
http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne
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