O Ensino é Fundamental

Facilitar o ingresso em Universidades, públicas ou privadas, para mim não é solução. Pelo contrário: é mascarar um problema e gerar outro. Se o objetivo é deixar os "menos favorecidos" em igualdade de condições o ideal seria investir na base da educação. Tenho dois filhos em idade escolar e vejo claramente as dificuldades.

Os professores recebem um salário absolutamente incoerente com a importância de seu papel. Isso não é novidade nenhuma, pois já serviu até de bordão em programa humorístico do milênio passado (foto). O que ocorre é que esta realidade não é exclusiva de escolas públicas. Na rede privada de ensino o salário dos professores não é sequer alentador. E esta diretriz foi estabelecida pelos próprios governos. Não existem boas perspectivas a quem tem vocação para ser um profissional da educação. E isto acaba fazendo com que caia o nível (não só intelectual) do corpo docente como um todo. São as leis do mercado influenciando de maneira indireta na qualidade do ensino. Na prática, uma escola mediana da rede particular pode se equiparar ou até se tornar inferior a uma escola da rede pública, pelo simples fato de as faculdades de educação entregarem ao mercado profissionais inadequados às reais necessidades. 

Espero que não me interpretem mal pelo comparativo, mas eu gostaria que o vestibular para Pedagogia fosse tão concorrido quanto Direito, Engenharia, Psicologia, ou até Medicina. E isto somente é possível, hoje, se toda e qualquer esfera de governo valorizar FINANCEIRAMENTE a estrutura educacional e o corpo docente em todos os níveis - mas principalmente os mais básicos. Teremos Especialistas dando aula para nossos filhos. Teremos profissionais devidamente estimulados para uma melhor qualidade de ensino. E se tivermos, por exemplo, Bibliotecas e Laboratórios de Informática adequados em todas as escolas (e profissionais também adequados a eles), o rendimento de nossos filhos será, certamente, muito superior.

Entretanto, o Governo Federal alega (baseado na LDB) que o ensino fundamental não é de sua responsabilidade direta. Os Governos Estaduais também acabam "empurrando" esta responsabilidade aos municípios. E os Governos Municipais alegam que não possuem recursos para melhorar a qualidade do ensino pois os repasses dos Governos Estaduais e Federais não é suficiente. E a vontade política? Existe só no discurso, nas campanhas eleitorais e nas obras superfaturadas.

Vejam bem: uma Educação de qualidade não dá votos. Pelo contrário! Uma população com alto nível intelectual é mais difícil de ser manipulada. E um projeto de real valorização da educação e de seus profissionais não vai dar resultados visíveis em 2 ou 3 anos, que é o tempo necessário para aparecer na próxima campanha eleitoral.

E um projeto destes não precisa reformular a estrutura do ensino. Não adianta mudar o nome de "Série" para "Ano". Não adianta criar campanhas e mais campanhas. ONGs e Pactos. Não adianta simplesmente anunciar recursos que NUNCA são aplicados. 
Um projeto SIMPLES poderia tomar por base a mesma premissa da LDB: equiparação salarial do Corpo Docente com o legislativo municipal, quando Ensino Fundamental, com o legislativo estadual, quando Ensino Médio e com o legislativo federal, quando Ensino Superior. Assim poderemos ter mais candidatos nos vestibulares de Educação do que nas próximas eleições municipais.

E, no final das contas, podemos até ver o fim da rede privada de ensino. E faremos, de nossos filhos e netos, melhores seres humanos. 


Leiam mais e, por favor, não se contentem somente com os links indicados abaixo. Façam suas próprias pesquisas e tirem suas próprias conclusões:

http://www.infoescola.com/educacao/ensino-fundamental/

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12624%3Aensino-fundamental&Itemid=859

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensino_fundamental

http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_b%C3%A1sica

http://www.todospelaeducacao.org.br/

http://www.correiodeuberlandia.com.br/brasil-e-mundo/no-ensino-fundamental-675-dos-docentes-nao-tem-habilitacao-para-lecionar/

http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne


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