PRIVILEGIADO

Eu nasci,
Homem,
Branco,
Caucasiano,
Sem nenhuma deficiência física ou mental,
De parto natural,
Com sobrenomes italianos,
Em uma família com casa própria,
Pai e mãe estiveram presentes em toda minha infância,
E também na adolescência,
Ninguém da minha família morreu de forma violenta ou traumática,
Minha mãe teve a possibilidade de parar de trabalhar para cuidar dos filhos, especialmente de mim - o caçula,
Meu pai não ficou desempregado depois de eu nascer,
Meu pai não bebia,
Meu pai não batia na minha mãe,
Na verdade eu pouco vi meu pai e minha mãe sequer discutirem,
Minha mãe me ensinou a ler e escrever antes de eu entrar pra escola,
Eu tinha uma escola - pública - do outro lado da rua,
Minha mãe me levava uma torrada quentinha de lanche no recreio, e me alcançava pela cerca (baixa) da escola. Eventualmente minha mãe levava um lanche também para um amigo que não tinha possibilidade de levar de casa (parecia que a refeição da escola era a única dele durante o dia),
Eu nunca quebrei nenhum osso,
Eu nunca fiquei hospitalizado,
Eu nunca fiquei em recuperação na escola,
Eu sempre estudei pela manhã, pois eu não precisei trabalhar enquanto estava na escola,
Nunca faltou comida na mesa da minha família,
Nunca faltou roupa ou calçado para mim,
Nunca faltou agasalho ou cobertores nos piores invernos,
Nunca faltou material escolar,
Eu fiz bonecos de neve, na frente e no quintal da minha casa,
Meus pais eram sócios de um clube que tinha piscina no verão,
Eu tinha brinquedos bons, bicicleta, animais de estimação, um pátio grande com gramado, árvores e um balanço no quintal,
Eu tinha livros,
Eu tinha um video-game (Daktar - tipo Atari),
Eu sempre tive amigos,
Eu nunca fui hostilizado na escola ou fora dela - hoje isso é chamado de bullying,
Minha família era ativa na sociedade local,
Eu cantei no Coral Municipal de Gaurama - minha terra natal - e com ele (e o Coral Vida e Canto que veio depois) eu viajei para fora do estado e do país,
Eu aprendi a fazer acordes no violão,
Eu aprendi espanhol e um pouco de inglês,
Eu tive meu primeiro contato com um computador pessoal aos 12 ou 13 anos,
Eu concluí o Ensino Médio em uma escola pública aos 16 anos,
Eu fui aprovado no meu primeiro vestibular,
Minha aprovação na UFRGS fez com que meus pais fizessem um esforço financeiro e me enviassem a Porto Alegre sem que eu ainda precisasse trabalhar,
Mesmo sem aprovar, meus pais respeitaram minha decisão de usar brinco e deixar o cabelo crescer,
Também sem aprovar, meus pais respeitaram minha decisão de abandonar o curso de Engenharia Civil,
Meus pais respeitaram também minha decisão de continuar morando em Porto Alegre e continuaram me ajudando financeiramente por muito tempo - mesmo quando eu comecei a trabalhar,
Com o dinheiro de uma poupança iniciada por meus pais quando eu era criança, eu comprei meu próprio computador em 1996,
Meus pais me apoiaram quando eu decidi iniciar um curso superior de menor "grife",
Eu nunca senti atração física por outro homem,
Eu me apaixonei muitas vezes - e namorei poucas,
Eu morei durante 4 anos com minha segunda namorada em dois bonitos apartamentos em um dos bairros mais requisitados da cidade,
Eu fui sócio-proprietário de uma loja bem sucedida,
Minha família me apoiou quando eu abusei do uso de drogas,
Minha família me apoiou (não só financeiramente) quando acabou meu relacionamento e minha sociedade na loja,
Minha mãe me recebeu de volta em sua casa e depois novamente me apoiou quando resolvi voltar a Porto Alegre e recomeçar,
Eu trabalhei em duas das melhores casas noturnas de Porto Alegre,
Eu conheci praticamente todos os integrantes de todas as bandas de rock locais - e alguns de fora também,
Eu me apaixonei outras tantas vezes e tive um relacionamento de 10 anos com minha terceira namorada,
Eu sou pai de um casal de filhos,
Meus filhos também nasceram brancos, caucasianos e sem deficiência física ou mental,
Eu ingressei no serviço público como celetista na CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento, onde cheguei a ser Chefe de Departamento,
Eu ingressei, depois, no Tribunal de Justiça do RS como servidor estatutário, onde trabalho até hoje,
Eu sou proprietário (mutuário) de um apartamento em um bairro de classe média,
Eu sou um PRIVILEGIADO.

Nada disso aconteceu por intervenção divina.
Nada disso é destino,
Muito disso é consequência de minhas escolhas...

Mas TUDO TERIA SIDO DIFERENTE se eu tivesse nascido
Mulher, e/ou
Negro, e/ou
Com deficiência física e/ou mental,
...
E/OU
...
Qualquer das outras frases que eu escrevi na sequência fossem diferentes

Vocês também são PRIVILEGIADOS... só precisam se dar conta disso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário