Gastos de Campanha

Retomando o assunto da postagem "A Ilusão da Democracia Representativa (ou a Ditadura da Maioria Manipulada)", estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral os dados fornecidos por todos os candidatos. Além da declaração de bens existe, para os candidatos a Presidente e Governador, o documento OFICIAL da Proposta de Governo de cada um.

Neste mesmo espaço, estão divulgados os limites de gastos de campanha. Isto é, o que cada candidato pretende gastar para ser eleito. Na maioria dos casos se costuma estabelecer uma boa margem de erro para cima. Provavelmente isto ocorre pois está prevista em lei (Lei 9.504/97) uma multa de 5 a 10 vezes o valor excedido. Por exemplo, a Presidente Dilma Rousseff, na campanha de 2010, estabeleceu o limite de R$ 176 milhões e, na prestação de contas, os gastos ficaram pouco acima dos R$ 153 milhões. 

Esta prestação de contas da eleição de 2010 está disponível neste link.

Numa pesquisa rápida, encontrei alguns exemplos interessantes que ilustram bem:

O ITAÚ (60.701.190/0001-04) investiu R$ 4 milhões na candidata Dilma Rousseff, os mesmos R$ 4 milhões em José Serra e R$ 1 milhão em Marina Silva.

A CONSTRUTORA ETAM LTDA (22.768.840/0001-31), de Manaus doou R$ 1 milhão para a campanha presidencial vitoriosa. E o mesmo R$ 1 milhão para a campanha da Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), além de R$ 1.074.000,00 para o Deputado Federal Gladson Cameli (PP/AC). Esta empresa é ligada ao ex-governador do Acre Orleir Cameli, falecido em 2013, tio de Gladson. Além de já aparecer envolvida em alguns escândalos e irregularidades, a empresa presta serviços em diversas obras na região amazônica.

Também é possível saber que a candidata eleita gastou R$ 4.611.135,32 com Publicidade por Telemarketing junto às empresas BALEIA COMUNICAÇÃO LTDA (60.262.722/0001-46) e REALITY VOICE COMERCIAL E SERVIÇOS LTDA (04.747.154/0001-00). Sua maior despesa unitária foi de R$ 3.529.352,65 junto à MACK COLOR ETIQUETAS ADESIVAS LTDA (53.288.569/0001-60). E esta mesma empresa totalizou R$ 6.611.151,77 em despesas. Estas e a maior parte das despesas são relacionadas ao Marketing da campanha.

Valerá a pena conferir no início do próximo ano as prestações de contas destas eleições.

Os valores declarados pelos candidatos como limites foram (em ordem decrescente):
Dilma Rousseff (PT): R$ 298 milhões
Aécio Neves (PSDB): R$ 290 milhões
Eduardo Campos (PSB): R$ 150 milhões
Eduardo Jorge (PV): R$ 90 milhões
Pastor Everardo (PSC): R$ 50 milhões
José Maria Eymael (PSDC): R$ 25 milhões
Levy Fidelix (PRTB): R$ 12 milhões
Luciana Genro (PSol): 900 mil
José Maria de Almeida (PSTU): R$ 400 mil
Rui Costa Pimeira (PCO): R$ 300 mil
Mauro Iasi (PCB): R$ 100 mil

Alguém é capaz de apostar que o resultado das eleições de outubro terá um resultado muito diferente deste? Vamos comparar com a última pesquisa IBOPE (de junho):

Dilma Rousseff (PT): 39%
Aécio Neves (PSDB): 21%
Eduardo Campos (PSB): 10%
Pastor Everaldo (PSC): 3%
Magno Malta* (PR): 2% (teve a candidatura rejeitada)
Zé Maria (PSTU): 1%
Outros com menos de 1%: 3%
Brancos e nulos: 13%
Não sabem/não responderam: 8%

Acabou a copa... e outubro está chegando...

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